segunda-feira, 15 de maio de 2017

“Eu quero mudar!” Descobre como podes começar!


Somos bombardeados diariamente com exemplos de corpos esculturais, com um conceito de beleza que implica, em quase todos os casos, a magreza. Não é fácil sentirmos satisfação com o corpo que temos, com a vida que levamos. Mas tenho uma notícia para ti: mudar só depende de ti! Se não gostas do teu corpo, se não te sentes bem contigo, se queres ser mais saudável, só dependes de ti!

Começar não é fácil. Considero que o essencial é a procura de um motivo. Afinal vou fazer isto para quê? Pode parecer uma pergunta de fácil resposta mas exige bastante reflexão e, acima de tudo, sinceridade. Não para com os outros mas para connosco. Por isso, se estás no teu sofá a pensar mudar questiona-te: porquê? Em 2015 decidi que queria melhorar a minha condição e consegui, emagreci 12kg em 6 meses! Foi uma conquista mas não o fiz pelo motivo certo, não o fiz por mim e foi difícil manter a condição física. Perdi rapidamente a motivação e acabei por engordar de volta alguns desses quilos. Agora questiono, será que estava mesmo motivada? Talvez não ou talvez não tivesse o objetivo mais adequado para mim! É precisamente para evitar estas recaídas que vos digo, encontrem o vosso motivo, esse é o primeiro passo!

O passo número dois consiste numa análise concreta do nosso dia-a-dia. E, atenção, não vale mentir! Se vais iniciar o processo tens que ser honesto! Sendo uma pessoa super organizada, o conselho que dou é a realização de um horário de cores. Eu tenho o meu e não o dispenso por nada! Pode parecer complicado mas é até bastante fácil de fazer. Com uma tabela de dupla entrada, representas os dias da semana e as horas. Depois vais preenchendo consoante o teu dia. Por exemplo, no meu caso, contabilizei o tempo em que estou a trabalhar, o tempo que passo em transportes públicos, saídas agendadas com amigos e, desta forma, consegues perceber todo o tempo livre que tens para treinar. Acredita que vais descobrir mais tempo do que imaginas! Quanto à alimentação, tens que fazer algo semelhante. Eu aconselho a realização de um diário, durante 1 semana. O objetivo é registares tudo o que comes, mesmo tudo! No final dessa semana ficas com uma ideia geral da tua alimentação e consegues detetar mais facilmente os erros e fazer as mudanças para algo mais saudável. Para facilitar aconselho que escrevas também as horas. Muitas vezes o erro não está no que se come mas quando se come ou quantas vezes comes.

O terceiro e último passo é a procura de ajuda. Ninguém consegue sozinho até porque, se fossemos treinadores pessoais ou nutricionista se calhar não estávamos com excesso de peso! O ginásio sempre me pareceu uma das melhores opções. Além de ter disponibilidade de horário muito alargada, o que permite adaptar ao teu dia-a-dia, normalmente tem avaliação física, aconselhamento de treino e nutricionista. Tudo isto incluído na mensalidade ou a um preço mais acessível. Podes também consultar a nutricionista no teu centro de saúde. É uma consulta com o custo de 4,5€ que apenas necessita de encaminhamento por parte do médico de família.

Se queres começar, o momento é agora! Não deixes ninguém dizer que não vais conseguir, que não tens tempo, porque tudo é possível! Basta acreditares em ti! Lembra-te de estabelecer objetivos e ser honesto contigo mesmo, o processo é para ti e por ti, não adianta mentir!



It's never too late!



Um beijinho,
Cátia.



                                                Imagem 1 - Exemplo de horário de cores


Sem comentários:

Enviar um comentário