domingo, 28 de maio de 2017

Cheat Meal: sim ou não?

Esta semana venho falar sobre “cheat meal”, também conhecida como “refeição do lixo”. Tal como o nome indica, esta é aquela refeição fora da rotina e fora da dieta. Mas será que precisamos dela?


Numa fase inicial do processo de mudança e alteração de hábitos alimentares, o nosso corpo tem que se habituar às alterações, principalmente à diminuição do consumo de gorduras e açúcar. Somos o que comemos, quantas vezes já ouvimos isso? E é mesmo verdade! Mas o corpo humano tem a enorme capacidade de se adaptar facilmente. Assim, numa fase inicial vamos sentir falta de “comer” e vontade de quebrar a dieta. É aqui que entra a “cheat meal”. Uma vez por semana, a uma refeição, UMA REFEIÇÃO! Não é o dia do lixo mas sim a refeição do lixo! Nesta refeição podem comer algo que gostem e fugir da rotina. Escolhem um dia por semana e fazem a vossa refeição, conseguindo, desta forma, controlar melhor o impulso de quebrar a dieta até à próxima “cheat meal”.


Mas isto é válido para toda a gente? Como em tudo, o importante é ponderar e avaliar as nossas necessidades. Na minha fase atual, poso dizer que estive 2 semanas sem fazer “cheat meal”, simplesmente porque não sentia necessidade disso. Como? Porque encaro a minha alimentação como uma escolha feliz e que me dá muito prazer! Assim, não sinto falta de comer algo que “goste” porque adoro aquilo que como todos os dias!


Se estás em fase de mudança, pensa bem na tua rotina e no teu plano alimentar. Pensa se precisas de “cheat meal” e planeia, de forma a comeres o que quiseres naquela refeição. Quem toma as decisões és tu!


It’s never too late!



Beijinhos, Cátia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário