quarta-feira, 17 de maio de 2017

Panquecas de espelta e banana

Desde pequenos que ouvimos dizer que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e não é que é verdade? Devemos aproveitar o início do dia para ingerirmos uma maior quantidade de hidratos de carbono. A minha opção favorita para começar o dia são PANQUECAS!

Hoje partilho convosco a receita de um dos vários tipos de panquecas que gosto. Já as fiz para amigos e foram as mais elogiadas! Descobri a farinha de espelta numa ida normal ao supermercado. A intenção era comprar farinha de aveia mas a minha atenção focou na embalagem ao lado. Experimentei e adorei! Em termos monetários, é bastante acessível (costumo comprar a do Seara, um pacote de 500 gramas custa cerca de 3€).

 Para contextualizar um pouco, a espelta é um cereal da família do trigo. Excelente fonte de vitaminas do complexo B, fibras, magnésio, cobre e, na forma de farinha, tem um baixo teor de glúten. Em termos de calorias e macronutrientes, uma dose de 20 gramas (valor aproximado desta receita) tem 59 kcal, 11g de hidratos de carbono, 2.6g de proteínas e 0.4 g de gordura. É, portanto, um ótimo substituto para a farinha normal ou a farinha de trigo tradicional.

Ingredientes (1 panqueca grande ou pequenas porções):
- 1 ovo
- 3 colheres de espelta
- 1 banana média
- leite magro q.b. (pode ser substituído por bebida de soja, amêndoa, etc)

Modo de preparação:
- Bater o ovo e misturar com a farinha;
- Cortar a banana e esmagá-la com um garfo;
- Juntar a banana ao preparado anterior e juntar leite q.b. até obter uma consistência pastosa;
- Aquecer uma frigideira anti-aderente ou numa frigideira normal colocar uma colher de chá de azeite ou manteiga magra (se tiver opção de utilizar óleo de coco, é o mais saudável, mas implica um investimento maior a nível financeiro – cerca de 10€ a embalagem);
- Espalhar o azeite ou manteiga pela frigideira e remover o excesso com papel de cozinha;
- Colocar o preparado no centro da frigideira, com o lume no mínimo, deixar cozinhar;
- Assim que o preparado apresentar umas “bolhas”, virar a panqueca e deixar cozinhar do outro lado.

Quanto aos toppings, o meu favorito, e usado nesta receita, é a manteiga de amendoim da Prozis. Tem um elevado teor calórico mas também elevado teor proteico. Mas, atenção, o aconselhado é 1 colher de sobremesa, não exagerem! O coco ralado também é uma boa forma de melhorar a receita, assim como as lascas de coco tostado. Por fim, nunca esquecer a fruta! Podem juntar 1 maçã pequena, 4 morangos médios, o que preferirem!

Divirtam-se a cozinhar e a comer! Juntos fazemos escolhas mais saudáveis!

It’s never too late!

Beijinhos,

Cátia. 


Sem comentários:

Enviar um comentário